Imagem capa - Ensaio documental: sua vida em fotografias por Isis Vieira Fotografia
Dicas

Ensaio documental: sua vida em fotografias

Quando seguimos uma rotina, é normal que deixemos pequenos hábitos, acontecimentos ou manias de nosso dia a dia passar despercebidos. São esses pequenos detalhes, no entanto, que refletem o que somos e como interagimos com a família da qual fazemos parte.


A forma como você abraça seus pais, toma café ao lado do companheiro, olha com ternura os filhos brincarem, se emociona ao rever fotos de entes que já se foram... tudo, absolutamente tudo, conta sua história.


Como ainda não estamos em uma era tipo Black Mirror, para mostrar em uma tela de TV nossas memórias mais íntimas, uma solução para registrar e eternizar esses momentos são as fotos de família, ou de uma forma mais específica, a fotografia documental.


Um ensaio documental visa contar a história daquele grupo por meio de fotografias espontâneas em ações que ocorrem no dia a dia ou em um determinado evento (como casamento, aniversário, bodas, etc). A diferença dessas fotos é justamente a sensibilidade e a emoção que elas passam.


Muito próximo do fotojornalismo, esse estilo exige do fotógrafo um olho artístico e rapidez para captar o momento. Não há segunda vez; aquele clique é único.


Há muitas outras características do ensaio de família, como:


A família não precisa se preocupar em produção, roupas, maquiagem, cabelo. O mais legal desse ensaio é a naturalidade;


Para obter fotos espontâneas e cheias de sentimento, o fotógrafo deve ter um entrosamento com a família, deixando-os à vontade para agirem normalmente;


Tudo pode ser fotografo e registrado, desde o beijo de despertar da mãe em seu filho até aquela briga entre irmãos (e que dali alguns minutos voltam a brincar normalmente). Todos os momentos – grandes ou pequenos – possuem seu significado e sua beleza;


As fotos geralmente apresentam uma história com começo, meio e fim;


As tradições daquela família também são representadas por fotos, principalmente por meio de seus costumes ou ações uns com os outros;


O fotógrafo, acima de tudo, deve presar a realidade de seu ensaio. Ou seja: a foto deve realmente condizer com o que está acontecendo;


Por fim, esse ensaio é muito mais que uma lembrança para a família. Ele representa aquilo o que são e sentem quando estão juntos ou separados.