Imagem capa - 4 Brincadeiras para festa infantil por Isis Vieira Fotografia

4 Brincadeiras para festa infantil

Se você já participou de uma festa infantil enquanto criança ou até mesmo teve a sua, certamente você se recorda das brincadeiras que fazia com os amiguinhos. Recreações fornecem muito aprendizado quando executadas com cuidado e o respeito às crianças. Sendo assim, tais experiências devem ser transmitidas aos mais novos com toda a cautela pedagógica que os divertimentos oferecem.

Relacionamos aqui algumas das atividades mais habituais de uma festa infantil. Vale lembrar que toda brincadeira postula a responsabilidade de um adulto a fim de que haja toda a segurança e coordenação durante o divertimento.


Gincanas


Antes de mais nada, restrinja um determinado espaço para que as crianças brinquem. Faz-se essencial que não haja qualquer objeto próximo a atividade para que a segurança nas brincadeiras seja conservada. As gincanas, por sua vez, estimulam a competição sadia nas crianças. Brincadeiras tradicionais como o cabo de guerra, amarelinha ou dança da cadeira são algumas opções para que as crianças se divirtam e, ao mesmo tempo, sejam incentivadas ao trabalho em equipe.



Atividades com bola


Outra dinâmica que também estimula ao trabalho coletivo. Além disso, as atividades com bola podem ser um incentivo preliminar aos esportes. Seja futebol, basquete, vôlei ou até mesmo um boliche, as atividades com bola ajudam na coordenação motora das crianças. Mais uma alternativa na junção entre recreação, divertimento e passagem de conhecimento para a garotada.



Brinquedos infláveis


Várias são as brincadeiras em brinquedos infláveis: pula-pula, tobogã e piscina de bolinhas são algumas opções. As recreações praticadas em brinquedos infláveis estimulam as crianças a se movimentaram sem muita coordenação, o que também pode ser bom pelo fato da liberação de energia que sobra nelas. Movimentar-se bastante pode estimular, posteriormente, o bom apetite, muito em função do entusiasmo que esses brinquedos fornecem pela natureza que possuem.

Neste caso, o aluguel ou a aquisição definitiva destes brinquedos demandam determinados valores, o que, naturalmente, exige um orçamento que vai de acordo com a qualidade dos brinquedos e da quantia obtida para a festa.



Brinquedos educativos


Em uma festa infantil, a faixa etária das crianças, geralmente, possui muita variação. As atividades, no que lhes dizem respeito, devem ser pensadas a todos os guris, desde os mais novos até aqueles que já estão quase saindo da fase infantil. Além disso, algumas crianças são mais discretas e optam por atividades menos dinâmicas em relação a movimentos físicos. Carrinhos, bonecos e quebra-cabeças são ótimas opções para a recreação das crianças sem que haja muita movimentação dos mesmos. No entanto, vale lembrar também da faixa etária dos brinquedos que vem sinalizada nas embalagens dos itens. Mesmo se tratando de atividades mais estáticas, toda brincadeira deve ser acompanhada por, no mínimo, um adulto.


Complementando, invista em brinquedos coloridos, bem decorados e, principalmente, seguros. Lembre-se que a festa é para a criança, ou seja, toda a temática em volta é diretamente destinada à base infantil presente, o resultado disso será uma festa divertida e muito bem organizada.